sábado, 29 de setembro de 2007

José Pancetti

José Pancetti

José Pancetti, um dos maiores pintores de paisagem do Brasil, nasceu em Campinas, em 1902. A sua profissão como marinheiro e tempo depois - pintor - o influenciaram no gosto de pintar marinhas. Mas o que são “marinhas”? São pinturas que representam mares, portos, enseadas, barcos e navios.

José Pancetti ficou famoso por pintar esse tipo de paisagem, pois fazia composições simplificadas que davam a impressão que seus quadros poderiam chegar à abstração. Ele queria ser um pintor moderno, mas para ser moderno o artista teria que deixar de lado o uso da ilusão de profundidade, através da perspectiva e dos efeitos de volumes. Mas como ele não renunciou ao uso de tais efeitos, embora tivesse sintetizado ao máximo a paisagem, não conseguiu se libertar completamente da influência do Naturalismo, ou seja, da representação da natureza tal como ela é.

Assim, Pancetti foi considerado um pintor Modernista, ou seja: nem moderno, como foi explicado no parágrafo anterior e nem tradicional, pois ele apresentava em suas composições enquadramentos originais, buscando os traços essenciais para interpretar na tela a sua visão da natureza, que era carregada de grande lirismo (sentimentalismo). Por isso Pancetti foi intitulado como um grande romântico do Modernismo brasileiro.

Suas obras estão espalhadas por quase todo o Brasil. Nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia está concentrada a maior parte de suas pinturas.

Itapuã, 1953


Bibliografia
· Catálogos de exposição – 100 anos de Pancetti, 2002 e Pancetti na Galeria de Arte Ipanema, São Paulo, 1974.

·180 Anos de Escola de Belas Artes.
Anais do Seminário da EBA. Rio de Janeiro, UFRJ, 1997.


Perguntas: Leitura da obra "Itapuã, 1953”.
1-Quais são as cores que você consegue perceber?
2-As cores da obra têm relação com o real? Justifique:
3-Pancetti fez uma arte figurativa? Por quê?
4-Por que Pancetti não pode ser considerado como Moderno?
5-Ao observar a obra “Itapuã”, responda se esta obra é Naturalista ou não. Justifique:


Alguns trabalhos práticos com alunos de 5ª e 6ª Séries - Escola Municipal Rondon, RJ.


- Os alunos já tinham conhecimento sobre perspectiva, sobre o que era uma arte figurativa e abstrata. O trabalho consistiu na simplificação formal, através da visualização das principais linhas de composição de uma imagem. Os estudantes não utilizaram detalhes na observação de uma pintura de Pancetti ou de fotografias de marinhas.


Vejam os trabalhos:


Um comentário:

Unknown disse...

Passei pra dar uma olhada e gostei muito.

Nao deu tempo de ler os textos , vi só as fotos que gosteu muito.
Parabéns pelo trabalho